domingo, 14 de novembro de 2010

Confira a programação de cinema do X Festival de Primavera

Aos amantes e simpatizantes da sétima arte, o X Festival de Primavera apresenta a programação de cinema do evento. Os filmes serão exibidos na sala 102K a partir de quarta-feira (17), segundo dia do festival.


QUARTA-FEIRA (17/11)

(14h) O MENDIGO – Direção: Ricardo Rodrigues
Primeiro lugar no juri popular do CineCufa 2010.

(14h20) MEU BARRACO É NA FAVELA – Direção Márcio Nogueira

(14h25) HR. KLEIDMAN – Direção: Marcos Fausto
"Um velho nazista e uma velha negra baiana. Que obscuro passado agora os afasta tanto?"

(14h40) DEPOIS ROLA O MOCOTÓ – Direção: Debora Herzenhut e Jefferson Oliveira
"Afinal quem são esses empreiteiros da cidade?"

(15h30) CUIDADO! PALHAÇOS – Direção: Pablo Peixoto

(15h45) CASARTI – SUBÚRBIO EM TRANSE - Direção: Eraldo dos Santos

(16h10) CLAIS E NEVA, HISTÓRIAS QUE ENSINAM – Direção: Nildo Ferreira
"O curta-metragem Claís e Neva – Histórias que Ensinam, faz parte do Programa Comunidade Educativa, com o projeto Resgate e Valorização da Memória Local, da Fundação Bunge, desenvolvido com alunos de escolas públicas. Através desses alunos conhecemos personagem que marcaram a historia de seus bairros, suas comunidades, como D. Claís e D. Neva, que foram as primeiras professoras do Antigo Externato Jaguaré. Hoje conhecido por Escola Estadual Dr. Henrique Dumont Villares, o Antigo Externato ficava no bairro Jaguaré, na cidade de São Paulo."

(16h15) QUEIMADO – Direção: Igor Barradas
"O cotidiano embotado, ruidoso e solitário de Grande será invadido pela expressão visceral da natureza. Janaína virou mulher."

(16h35) DO ZERO - Direção: Adeline Ramalho e Julia Moraes
"Um belo dia, Maurício resolve fingir que perdeu a memória. Era apenas um plano genial para escapar da noiva chata, do agiota impaciente e, de quebra, manter consigo o verdadeiro amor de sua vida: seu carro zero quilômetro. O que Maurício não esperava, porém, era que as pessoas que ele enganava resolveriam enganá-lo também. De uma forma ou de outra, todos à sua volta começam a tirar proveito de sua "amnésia", sem saber que ele lembra de tudo. Agora, com a vida de pernas para o ar, Maurício precisa aprender as novas regras do jogo para recomeçar sua vida. Do zero".


QUINTA-FEIRA (18/11)

(15h) FESTINHA!!! – Direção: Clara Guimarães e Marcelo Sancho
"Em homenagem a vida de Elisângela Costa, que nos deixou cedo, vítima do câncer de mama. Eterna veterana da PUC-Rio, sambista de coração, ajudou a fundar e lançar o grupo carnavalesco 'A Rocha' e 'Mulheres de Chico'."

(15h15) OCUPAÇÃO – Direção: Geysa Caves

(15h35) PAO: SEM PALAVRAS – Direção: Daniel Paes

(15h40) SEMEADURA – Direção: Cleuza Soares
"Buscando entender o porquê da quase inexistência de negros e indígenas nas universidades brasileiras, o documentário SEMEADURA lança um olhar sobre as cotas para alunos de escola pública, negros e indígenas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)."

(16h) URUTUS DO ASFALTO – Direção: Eraldo Santos

(16h50) HOMEM CARTAZ – Direção: Felipe Sodre Barros
"Documentário curta-metragem gravado no Rio de Janeiro, em 2008, possui como eixos centrais a precarizacão do trabalho e a atual forma de propaganda política. Este trabalho, totalmente independente, foi finalizado em Fevereiro de 2009 e já foi exibido no Rio de Janeiro (na Festa Restinga Soul) e em Portugal, na casa Brasil de Lisboa."

SEXTA-FEIRA (19/11)

(11H) UTOPIA E BARBÁRIE - Direção: Silvio Tendler
Com a presença do diretor Silvio Tendler na exibição.

(15h) PAC MANGUINHOS: O FUTURA A DEUS PERTENCE? – Direção: Fabiana Melo
“O documentário retrata as expectativas de moradores de Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, com as transformações que acontecerão na região com as obras do PAC - Programa de Aceleração de Crescimento. Quais são seus medos e esperanças sobre o futuro do lugar e de suas vidas?"

(15h30) MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES – Direção: Sempreviva Organização Feminista (SOFI)
"Entre os dias 8 e 18 de março mulheres brasileiras mostraram, mais uma vez, sua força e organização. Sob o lema 'Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres' cerca de três mil mulheres marcharam em média 12km durante dez dias entre as Campinas e São Paulo. A mobilização reuniu mulheres vindas de todos os estados brasileiros, de diferentes raças, idades e origens e contou com uma importante jornada de formação feminista acentuando cada vez mais nossa presença entre as mulheres sindicalistas, jovens, rurais, urbanas e etc. O documentário traz o dia a dia das mulheres em marcha, além de acompanhar os debates acerca dos 4 eixos da Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres: autonomia econômica, violência contra a mulher, paz e desmilitarização e bens comuns e serviços públicos."        www.sofi.org

(16h20) NAVIO NEGREIRO – TRAGÉDIA EM SÃO PAULO – Direção: Thiago Fernandes
"Aborda o cotidiano de parte dos negros em São Paulo e, onsecutivamente, alguns dos problemas enfrentados pela classe 120 anos depois da abolição da escravidão."

(16h50) ABOLIÇÃO (1888) – Direção: Zózimo Bulbul

3 comentários:

  1. só corrigindo. o filme CASARTI é dirigido por Luiz Claudio Lima, e Subúrbio em Transe não é subtitulo, e sim o nome da produtora/cineclube

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, tdo bem? tem algum email do dce de vcs pra contato? somos o d.a de artes da puc-campinas e fiquei bem surpresa com um evento tão legal como esse, já que somos proibidos de fazer qq evento na puc daqui... posso manter um contato com vcs? abraço, beatriz

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adiciona a gente no Facebook... dce roda viva!

    ResponderExcluir